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7 em cada 10 clientes comprarão de marcas que confiam

abril 2022

Confiança de marca é fator decisivo na hora de escolher qual empresa comprar. Saiba como conquistar a confiança de seus clientes e colher os frutos de um relacionamento saudável.

Confiança é um elemento fundamental em qualquer relacionamento, sobretudo, na relação entre cliente e marca. É o que mostrou uma pesquisa da Adobe sobre o futuro do marketing. Segundo o levantamento, conquistar a confiança dos consumidores pode trazer muitos benefícios para a empresa, já que os clientes demonstram sua satisfação de forma bastante lucrativa:

– Comprando mais (71%)
– Recomendando aos amigos (61%)
– Aderindo aos programas de fidelidade (41%)
– Deixando comentários positivos nas redes sociais (40%)

Contudo, não são todas as empresas que tem desfrutado dessas vantagens, isso porque muitas possuem dificuldade em conquistar a confiança de seus clientes. De acordo com o levantamento da Adobe, 54% dos entrevistados já deixou de comprar de uma empresa que abalou sua confiança. Nas gerações mais jovens, a tendência a relevar quebras de expectativa é ainda menor: 74% da “geração Z” e 67% dos “millennials” abandonaram, nos últimos 12 meses, uma marca por falta de confiança.

Mas o que tem atrapalhado a saúde do relacionamento entre marcas e clientes? A resposta está na forma como as empresas têm se comunicado, criando lacunas entre a imagem que passam e a percebida pelos clientes. Essa insatisfação é geral, afetando 19 dos 21 segmentos analisados em pesquisa feita pela FleishmanHillard. O levantamento mostrou que 66% das empresas não atendem as expectativas reais dos consumidores, que estão insatisfeitos.

O estudo da Adobe também buscou sanar dúvidas sobre o que tem causado esse cenário, descobrindo que a falta de transparência e a insistência tem pesado, e muito, de forma negativa no relacionamento. Por exemplo, 49% dos consumidores ficam assustados pela maneira como tem seus dispositivos móveis rastreados e pelos e-mails invasivos que recebem. Além disso, 39% considera as marcas irritantes, enviando mensagens pouco claras sobre políticas de privacidade e sobre o real destino dos dados coletados.

COMO AUMENTAR A CONFIANÇA NA MINHA MARCA

Muitas empresas focam em conquistar mais e mais clientes, porém, esquecem de cuidar dos antigos. Eles são tão importantes quanto qualquer novo lead, devendo receber atenção especial. Um cliente fiel acompanha sua marca por anos, ele prioriza sua empresa e indica para amigos e familiares. Esse tipo de engajamento é muito valioso, e resultado de um relacionamento saudável. Selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a fortalecer a confiança na sua marca. Vamos lá!

EDUQUE ANTES DE VENDER

Ninguém gosta de comprar um produto e se dar conta de que ele não se aplica para aquela finalidade, por isso, é muito importante que os clientes façam compras conscientes. Contudo, para que isso aconteça, a empresa precisa conscientizar seu público sobre as reais possibilidades do que está sendo vendido. Pensando nisso, as marcas devem investir em conteúdo relevante, que tire dúvidas e aponte as melhores práticas para o cliente. Assim, você evita compras por impulso e fideliza um cliente, que com certeza vai ficar satisfeito com a compra, voltando a procurar sua empresa e até indicando para amigos e familiares.

ENTREGUE O QUE PROMETEU

Não prometa o que você não pode entregar, não existe outra opção! Nenhuma relação prospera se logo na primeira experiência o cliente se sente lesado por não receber o que esperava. Isso se aplica aos prazos, qualidade, atendimento e produto, todos esses itens merecem atenção e não podem ser menosprezados. Cuidando do alicerce, a relação entre cliente e marca vai se fortalecendo, a partir daí, a empresa pode pensar em superar as expectativas do público entregando mais do que prometeu. Mas para chegar nesse estágio, um longo caminho deve ser percorrido. Vá com calma, sempre entregando o que prometeu.

PEÇA FEEDBACKS

Para saber como o público se sente sobre sua empresa é importante perguntar. O hábito de pedir feedbacks é uma forma inteligência de fortalecer a relação entre consumidores e marcas. O cliente sente que a empresa está disposta a ouvir críticas e aberta às mudanças. A partir desses apontamentos, a instituição compreende seus pontos positivos e onde precisa melhorar, traçando planos para otimizar seu atendimento e produtos. As melhorias serão percebidas pelo público, que vai se sentir parte do processo.

Como você tem cuidado do relacionamento com seus clientes? Fortalecer a confiança na sua marca é fundamental. A Helden preza pela transparência dos processos e pela qualidade na comunicação. Quer conhecer como nossas soluções podem te ajudar? Acesse nossas redes, no Instagram você nos encontra em @helden.agency

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