Como planejar com sucesso a Black Friday da sua empresa

fevereiro 2022

Há alguns anos, as compras de dezembro têm uma nova concorrente: a Black Friday em novembro. Muitos brasileiros já mantêm o costume de montar listas de desejos recheadas de itens a serem comprados nos poucos dias que integram o evento. A expectativa de 2020 é que a demanda online seja alta mesmo tendo em vista o cenário da pandemia e a redução do poder aquisitivo dos clientes com a baixa na economia e a instabilidade dos empregos.  

Assim, quem se mostrar mais apto para a venda está na frente – como sempre. Por isso, vamos compartilhar algumas estratégias de marketing para esse período. Vamos lá: 

Se você não monitora os preços e as atividades da concorrência, já está atrasado. É imprescindível que você conheça e acompanhe outros players do seu segmento, seja para avaliar sua abordagem ou mesmo suas estratégias de venda. 

Comece agora o seu planejamento e controle de estoque. Você quer vender mais nessa Black Friday, certo? Então tenha produtos prontos para a entrega garantindo que seu cliente tenha uma experiência de compra completa e satisfatória evitando frustrações a todo custo. 

Garanta que seu cliente obterá uma experiência impecável e isso inclui um site responsivo, com informações completas de cada produto e formas de pagamento claramente descritas.  A Black Friday é conhecida por ‘quebrar’ alguns sites, então é importante que você conheça também a capacidade de tráfego do seu servidor e migre de plano temporariamente, se achar necessário. 

 Agora vamos imaginar que você fechou a venda e adquiriu um novo cliente. É hora de ficar atento à fidelização e o pós-venda e isso inclui ter total controle desde o pedido até a entrega do seu produto. A compra da Black Friday precisa se tornar um canal para fomentar as próximas vendas e para esses novos clientes, aposte em um bom e-mail marketing e descontos exclusivos para compras futuras nos meses de dezembro e janeiro. 

  

Black Friday versus pandemia 

De antemão, não é difícil prever que a Black Friday 2020 será diferente de todas as outras. A obrigatoriedade do distanciamento social levará grande parte dos compradores para uma – talvez primeira – grande experiência de compra  online. Aposte em viabilizar ao máximo seu frete, formas de pagamento, tenha um time qualificado para atendimento e seja honesto com as políticas de desconto. Lembre-se que o consumidor dispõe de ferramentas que o deixa atento ao histórico de oscilações de preço. 

Contudo, para empresas que tiveram um bom volume de vendas em maio, considerado o melhor mês de 2020 para o comércio mesmo com no cenário atual, as projeções são animadoras: é previsto um aumento de 20% a partir desses números fazendo com que a Black Friday ainda permaneça como um momento importante para o varejo no Brasil neste ano. 

E você, está preparado para obter sucesso na próxima Black Friday? 

Por que contratar uma consultoria de marketing?

As pessoas estão cada vez mais conectadas. E não é só no sentido digital, não. Não existe um consumidor sequer que não prefira consumir de […]

Ler Matéria +

Rebranding Inteligente: qual o melhor momento para mudar a sua marca

Em um mundo empresarial em constante metamorfose, a identidade visual de uma empresa é como sua assinatura no mercado. O dinamismo e a evolução incessante […]

Ler Matéria +
Helden Marketing Agency – Agência de MarketingContato