Forecast: O que é e como aplicar
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Ler Matéria +É muito comum que o trabalho com palavras-chave no marketing digital foque apenas nos termos mais próximos da marca, produto ou serviço, pelo menos o trabalho mais superficial e feito para ir de encontro aquilo que o cliente pode ver nos resultados de busca. O que o cliente pode não imaginar é que o trabalho de SEO envolve uma série de questões e elas são mais profundas do que parecem.
Para garantir que campanhas e estratégias de marketing digital tenham um resultado mais eficiente, as palavras-chave de cauda longa podem trazer a transformação que a sua empresa precisa.
As palavras-chave de cauda longa são frases mais longas e específicas, geralmente compostas por três ou mais palavras. As palavras-chave dentro desse perfil são menos genéricas, trazendo valores mais qualitativos. Isso quer dizer que o volume de buscas feitas com elas é menor, mas com presença relevante e capaz de refletir a intenção de busca do usuário de forma mais precisa.
Para entender melhor, vamos usar o exemplo da palavra tênis e o gráfico abaixo.
Quando é feita uma pesquisa usando a palavra tênis, o buscador pode trazer resultados relacionados tanto ao esporte praticado quanto a calçados, supondo que a busca tenha sido realizada com a intenção de encontrar um calçado e a maioria dos resultados seja apresentando calçados. Eles ainda serão vagos, trazendo inúmeras opções distantes das desejadas.
A partir do momento em que os termos são mais específicos, os resultados de busca começam a ser mais adequados. Ainda dentro do exemplo, o termo “tênis de corrida” traz menos opções, mas em compensação, o que ele apresenta é algo de acordo com a intenção de busca.
Por fim, as palavras-chave de cauda longa, ou seja, frases mais descritivas a respeito do que se quer encontrar. Nesse caso, os resultados de busca tendem a ser ainda menores, mas muito mais satisfatórios com relação à qualidade.
No exemplo do tênis, aplicando termos como “tênis de corrida masculino Nike vermelho”, a informação da busca é filtrada ao máximo para os resultados que devem aparecer, trazendo apenas as opções que atendem o termo de forma adequada.
O número de resultados nesse cenário é menor, já que menos pessoas buscam algo tão específico, mas isso pode se apresentar como uma oportunidade para destacar seu produto ou serviço em um cenário com pouca concorrência. Um fator que pode ajudar nessa decisão é que, pessoas que fazem buscas com palavras-chave de cauda longa, geralmente já sabem exatamente o que querem e estão mais conscientes e dispostas para a conversão.
Os benefícios das palavras-chave de cauda longa vão além de uma especificação melhor sobre os resultados de busca e a possibilidade de encaixar seu produto ou serviço dentro dessas pesquisas.
A seguir, você vai conhecer outros pontos positivos de usar palavras-chave de cauda longa e as vantagens que elas trazem para suas campanhas de marketing digital.
Menor concorrência
As palavras-chave de cauda longa são mais específicas, o que diminui a concorrência em relação aos termos mais genéricos. Isso facilita o ranqueamento nas primeiras posições dos resultados de busca.
Tráfego mais qualificado
Os usuários que buscam por palavras-chave de cauda longa já têm uma intenção de compra mais definida. Eles já entenderam melhor o que precisam e estão realizando uma pesquisa mais qualitativa. Quando eles fazem a busca, as chances de conversão são maiores.
Maior relevância
Com as palavras-chave de cauda longa presentes na sua estratégia, a sua empresa demonstra um conhecimento profundo e real sobre o nicho de mercado em que ela atua e pode oferecer conteúdo altamente relevante para o seu público-alvo.
Melhor experiência do usuário
Os usuários tendem a passar mais tempo em sites que oferecem exatamente aquilo que eles procuram e, por consequência, realizar mais ações, como por exemplo, fazer uma compra ou se inscrever em uma newsletter.
PPC mais barato
Para quem usa o Google Ads, as palavras-chave de cauda longa também trazem vantagem. Com baixo volume de buscas, o custo por clique (CPC) é reduzido e, como elas são mais engajadas, elas podem ter uma taxa de conversão mais alta. A única desvantagem é a necessidade de classificar várias delas para igualar a quantidade de tráfego que você obteria de um único termo amplo.
Encontrar as palavras-chave de cauda longa ideais para a sua campanha ou estratégia de marketing digital exige um conhecimento embasado para que os resultados possam ser satisfatórios.
Felizmente, existem diversas ferramentas e técnicas para ajudar a sua empresa a definir quais termos são os mais relevantes.
Ferramentas de pesquisa de palavras-chave de terceiros
Existem diversas ferramentas com funcionalidades avançadas que podem ajudar a análise de palavras-chave, trazendo insights e oportunidades. Plataformas como SEMrush, Ahrefs e Moz são apenas algumas das opções com essas características.
Google Keyword Planner
A ferramenta gratuita do Google é uma ótima opção. Ela permite que o usuário pesquise as palavras-chave, seu volume de buscas e encontre os termos ideais que se relacionam às buscas.
A seção “As pessoas também perguntam” do Google
Quando realizamos uma pesquisa no Google, junto aos resultados também é possível encontrar um tópico chamado “As pessoas também perguntam”. Essa pode ser uma excelente fonte de palavras-chave de cauda longa baseada nas perguntas que aparecem ali. E se você clicar em uma das perguntas, o Google gera novas perguntas relacionadas.
Ao final da página de resultados de uma pesquisa surge o tópico chamado “Outras pessoas pesquisaram”. Essa é uma lista de termos que podem ajudar a sua empresa a desenvolver novas palavras-chave para o que você está buscando.
Autocompletar do Google
Digitando uma palavra-chave no campo de pesquisa no Google, várias sugestões aparecem abaixo da barra de pesquisa. Fique de olho nessas sugestões, elas podem ser as palavras-chave de cauda longa que a sua empresa precisa.
Análise da concorrência
Faça uma análise de quais palavras-chave os seus concorrentes usam. A partir disso você pode entender quais os melhores caminhos e fazer adaptações necessárias para a sua empresa.
A sua empresa também pode desenvolver palavras-chave de cauda longa a partir da sua Proposta Única de Vendas. Para isso é preciso entender as características que destacam a sua empresa das demais concorrentes do mercado e explorar esse diferencial para desenvolver termos relacionados.
Como esses termos estão ligados de maneira direta ao que a sua empresa vende ou faz, o tráfego gerado será qualificado e com condições mais sólidas de conversão.
Para usar essa estratégia, leve em consideração questões como o que torna seu produto ou serviço diferente do que é oferecido pela concorrência, qual é o perfil consumidor que precisa do que a sua empresa oferece e por qual razão esse consumidor deve escolher a sua marca entre as demais.
Ao contrário do que parece, o uso de palavras-chave de cauda longa não envolve apenas a sua integração no trabalho de marketing digital que está sendo feito. É preciso um estudo dos objetivos atuais, hábitos do público-alvo, entre outros pontos importantes.
Para aproveitar ao máximo o potencial das palavras-chave de cauda longa, siga estas dicas:
As palavras-chave de cauda longa são uma ferramenta poderosa para impulsionar seus resultados de marketing digital. Ao utilizar palavras-chave mais específicas e relevantes, você atrai um público mais qualificado e aumenta suas chances de conversão.
Elas são uma excelente alternativa para quando as palavras-chave comuns têm alta concorrência ou para casos de sites recém-publicados.
Se você quiser otimizar suas campanhas de marketing digital com palavras-chave de cauda longa, a Helden pode ajudar. Entre em contato e descubra como alcançar seus objetivos com essa ferramenta poderosa de SEO
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