O desafio das marcas em se conectar com a Geração Z
A geração Z tem se mostrado um desafio e tanto para marcas e agências de publicidade e marketing quando o assunto é a conquista da […]
Ler Matéria +Forecast é um termo em Inglês utilizado no planejamento financeiro para descrever as revisões orçamentárias realizadas no decorrer do ano, com o intuito de se acompanhar o budget e realizar eventuais ajustes que garantam o seu cumprimento. Tenha clareza das suas metas e aumente a agilidade em tomadas de decisão do seu negócio com o forecast! Você conhece essa ferramenta? Acompanhe o post e entenda mais!
Como fazer um forecast?
O intervalo entre as revisões no formato de forecast é definido por cada empresa, de acordo com a gestão orçamentária adotada por ela ou pelo seu segmento no mercado. Em geral, os acertos são realizados mensal ou trimestralmente. Essa feramente possibilita uma visão de como serão os seus resultados futuros seguindo o caminho em que está hoje e, além disso, com essa projeção você consegue definir metas de otimização para alcançar os resultados que farão mais sentido para você.
Alguns principais motivos para usar são:
Entender se está na direção certa;
Tomar decisões mais assertivas baseadas em dados.
Assim, o Forecasting serve para planejamentos a médio e longo prazo, definir orçamentos, custos, planejar de recursos, ter previsão de negócios e muito mais!
Qual a diferença entre budget e forecast?
Budget e forecast são coisas complementares. Budget significa um orçamento estático, que quer dizer o planejamento de metas, despesas, custos e gastos em um período de exercício específico. Já o forecast, como já vimos é o ajuste deste orçamento sempre que necessário. A evidência na diferença desses termos começaram a despontar no Brasil a partir da presença cada vez maior das multinacionais.
Mas, aí, você pode se perguntar: se ele é estático, como vai ser revisado? Bom, é que funciona da seguinte forma: a empresa define o orçamento para um determinado período e, com o passar do tempo, vai comparando-o com o que foi executado. Caso seja necessário, são feitos ajustes para que o número inicial seja cumprido, porém, sem que o valor total do orçamento seja alterado.
O que podemos concluir é: utilize as ferramentas financeiras da sua empresa da melhor maneira possível, sempre com inteligência e com base em dados. Um erro nessa análise pode ser fatal para o negócio.
Quer saber mais sobre como fazer um forecasting para o seu negócio? Comenta aqui em baixo suas dúvidas!
A geração Z tem se mostrado um desafio e tanto para marcas e agências de publicidade e marketing quando o assunto é a conquista da […]
Ler Matéria +O cenário digital nunca esteve tão dinâmico e competitivo. Cada marca busca não apenas uma presença online, mas uma estratégia digital robusta que a destaque […]
Ler Matéria +