16 dicas para alcançar mais seguidores
fevereiro 2022
Ganhar seguidores no Instagram e manter sua conta com alto nível de engajamento é o sonho de qualquer produtor de conteúdo, certo? Mas quais ações você realmente está aplicando para que isso se torne realidade. Você já deve saber que angariar seguidores de forma não convencional pode ser prejudicial ao seu perfil e sua marca, então agora vamos te dar 22 dicas para aplicar em seu perfil e conseguir seguidores no Instagram de maneira orgânica, fiel e gratuita. Vamos lá?
#1 – Crie fotos interessantes de verdade
A qualidade das fotos que você posta faz toda a diferença no engajamento dos usuários do Instagram. Não tenha medo de ousar nos ângulos, em experimentar uma boa iluminação ou optar pela boa qualidade na hora de tirar suas fotos. Esse diferencial pode garantir umas boas curtidas e chamar a atenção de quem estiver passeando pela timeline.
Também é fundamental a definição de uma identidade visual específica para seu negócio, assim você tem muito mais chances de ter uma foto reconhecida como sua em qualquer lugar da rede. Para criar artes, você sempre pode contar com aliados como Photoshop, InDesign e até aplicativos super acessíveis como o Canva. Aproveite!
#2 – Sempre esteja presente
A sua presença nas redes sociais é importantíssima na hora de manter o público interessado no seu conteúdo. De nada adianta você seguir todas as dicas, postar fotos incríveis, fazer os melhores comentários e só abrir o Instagram uma vez por semana.
Para aumentar as taxas de engajamento, você precisa ser um heavy user da rede social. Se você preferir trabalhar no computador em vez de celular, também é possível fazer publicações no Instagram pelo PC.
Não economize nas curtidas nas fotos de outros usuários, comente quando tiver algo relevante a dizer (sem propaganda disfarçada de comentário!) e mantenha um bom ritmo de postagem.
Também vale recompartilhar de imagens de outras contas de influência na sua área de atuação. Quem sabe isso até não garante uma menção com link para seu perfil?
#3 – Saiba gerenciar suas contas
Existem vários aplicativos que auxiliam, e muito, na gestão das suas contas no Instagram. Com múltiplas contas ativas fica muito mais fácil manter a frequência de postagens, além do acompanhamento da performance de cada uma.
Apps como o Bume, Latergram, Instamizer, TakeOff, Machinegram e o Schedugram, por exemplo, ajudam nesse processo de monitoramento e podem, inclusive, garantir algumas funções extras como o agendamento de postagens.
Há ainda uma enorme diversidade de aplicativos que podem ser úteis, como o InstaCommentor, que monitora e gerencia os comentários; o InstaFollow, que revela quem deixou de seguir a marca. Cabe ao responsável pela página descobrir quais são as melhores ferramentas disponíveis para o seu negócio.
#4 – Encontre o tom da sua marca
Não adianta tentar repetir a fórmula: cada negócio tem um tom específico para tratar com seu público, e isso depende tanto da maneira como você se posiciona diante de sua persona quanto da maneira como ela consome e interpreta a sua marca.
Por isso, é preciso adaptar a maneira como você se comunica com base na idade, no nicho e no tipo de produto oferecido para garantir que ela possa criar um senso de identificação no receptor.
É preciso ficar atento, pois a informalidade e o uso de gírias podem não ser ideais para todos os segmentos, daí vale experimentar e ver o que realmente funciona com o seu negócio.
#5 – Tenha um calendário editorial
A organização é a chave para o sucesso em qualquer estratégia de marketing digital, e um calendário editorial pode economizar tempo e garantir uma boa distribuição de conteúdo ao longo do ano e, principalmente, em datas sazonais, como o Natal, a Páscoa ou o aniversário da empresa.
É claro que existem postagens de momento, mas é extremamente importante ter definido o conteúdo a ser postado previamente.
Afinal, uma boa estratégia exige tempo para ser planejada e, com um bom calendário desenvolvido, você pode alterar o roteiro em qualquer situação incomum. Os clientes Helden possuem a facilidade de contar com essa ferramenta disponível. Converse com a gente e entenda mais!
#6 – Saiba como usar as Hashtags
Uma hashtag é feita da junção do símbolo da cerquilha (#) com alguma palavra que você queira apresentar como descrição daquela postagem.
Você já deve ter visto por aí algumas super populares como #lookdodia ou #instafood em postagens no Instagram, Twitter ou mesmo no Facebook. O uso adequado desse recurso permite que os usuários encontrem o seu negócio com muito mais facilidade, além de permitir a organização de seu conteúdo por categorias dentro da rede.
Tente sempre utilizar hashtags que tenham relação direta com a sua imagem e evite utilizar muitas hashtags e palavras proibidas.
#7 – Conecte seu Instagram às outras redes sociais
Para divulgar seu perfil e ganhar seguidores no Instagram é importantíssimo conectar sua conta às suas outras redes sociais.
Para isso, acesse a área de opções do aplicativo, escolha “contas vinculadas” em Configurações e então selecione as alternativas de sua preferência.
Você ainda pode compartilhar suas imagens em outras plataformas, como o Facebook e Twitter, aumentando o alcance de suas publicações e as chances de ser visto e descoberto por outros usuários.
#8 – Alimente seu próprio engajamento
Suas postagens não receberão interações se você não tomar a iniciativa.
Portanto, dê o primeiro passo e estimule esses novos contatos. Curta, comente e marque as fotos mais legais que encontrar, sempre optando por postagens que tenham relação com o seu negócio ou de pessoas influentes na área.
Uma boa alternativa é começar conversas com os usuários em suas próprias postagens, ou mesmo saber responder quem dedica um tempo para comentar nas suas fotos. Assim você mostra que está ativo e se importa com os visitantes.
#9 – Varie no conteúdo
Experimente variar no formato de suas postagens, valendo-se das alternativas de vídeo e imagens que podem ser subidas pelo Instagram.
Quando bem pensados, os vídeos possuem uma taxa de engajamento três vezes mais alta que as imagens, então faça bom uso da ferramenta e capriche na edição para que os usuários interajam com a marca.
#10 – Escreva legendas interessantes
Muitas empresas acabam negligenciando as legendas em detrimento da foto, mas esquecem-se que o conteúdo engloba tudo aquilo que sua empresa coloca na rede, independentemente de ser texto, imagem e, até mesmo, emojis.
Experimente fazer textos interessantes ou que inspirem o seu público. Vale também considerar perguntas para aumentar o engajamento ou mesmo CTAs que convidem o público a comentar com alguma história interessante.
O importante aqui é não deixar a legenda para o final. Ela precisa estar condizente com sua imagem e é ainda uma poderosa ferramenta de engajamento.
#11 – Invista na personalidade da marca
A personalidade da marca vai além do uso de cores e estilos, e diz respeito às crenças, valores e características humanas da empresa. São detalhes importantes para contribuir com a percepção que a persona tem do comportamento da marca.
As pessoas sentem a necessidade de criar identificação com as empresas, entendendo o ponto de vista para assuntos importantes na sociedade e no seu segmento de atuação. Os traços de personalidade de uma marca são únicos e a impulsionam em toda tomada de decisão.
Portanto, expresse os pensamentos e emoções da marca nos conteúdos do Instagram para gerar relacionamento emocional e genuíno com os seguidores.
#12 – Monitore as menções à sua marca
Já falamos como o uso de hashtags aumenta o alcance do perfil para ganhar seguidores no Instagram. Mas também é importante acompanhar as fotos e os conteúdos que têm mencionado a marca em suas publicações. Dessa forma, você ajuda a manter a boa reputação ao interagir nesse tipo de conteúdo e aumentar sua visibilidade.
Outra vantagem de fazer esse monitoramento é identificar se o público que está marcando a conta atende às expectativas das estratégias de marketing. Essa é uma prática de gestão de marca, pois você acompanha a percepção que as pessoas têm em relação à empresa e seus produtos e serviços.
#13 – Explore do potencial dos Stories
O Instagram Stories foi uma atualização de peso na rede, e você precisa estar presente se quiser engajar com sua marca.
Essa alternativa permite que você grave vídeos pequenos ou tire fotos com o diferencial do tempo de expiração de 24 horas. Ou seja, todo conteúdo que você subir para a linha Stories do Instagram expirará dentro de um dia, ficando acessível apenas se você os selecionar para os Destaques.
Com o Stories você pode investir em cupons com data de validade, conteúdo exclusivo por trás das câmeras e, claro, adotar um tom bem mais informal para suas postagens.
#14 – Apoie causas sociais
Não tenha medo de aderir a algum movimento interessante pelas redes. Vale avaliar o posicionamento ideológico de sua empresa e então mostrar-se empático nas lutas por melhorias sociais.
Sua empresa atua no ramo de Pet Shops, por exemplo? Considere promover campanhas de adoção de animais e produzir conteúdo de conscientização. Seu negócio está envolvido com a produção de eventos? Planeje ações beneficentes para entidades reconhecidas.
O posicionamento inteligente ajuda no engajamento e comunicação com seu público, além de, é claro, promover ações por um mundo muito melhor.
#15 – Encontre o timing ideal para suas postagens
O timing é outro favor que deve ser considerado na hora de postar qualquer novo conteúdo. Aproveite dos momentos de pico e distribua suas postagens de modo a maximizar as chances de visualização.
O timing também vale para datas comemorativas, campanhas de conscientização e datas comerciais como o Black Friday e Cyber Monday, por exemplo. Portanto, esteja atento e não desperdice a oportunidade de postar algo bem alinhado.
#16 – Aprenda com a concorrência
Sabe aquela ação super descolada que seu concorrente fez e gerou um ótimo resultado? Você pode – e deve – aprender com ela e aplicar o que puder absorver no seu próprio negócio.
Mas e as ações que falharam?
Essas também precisam ser analisadas e, acredite ou não, podem acabar ensinando muito mais do que o sucesso da concorrência.
Isso porque esse tipo de análise será fundamental para você entender melhor o público com o qual a sua concorrência lida e que, em algum momento, pode acabar se tornando o seu próprio.
Por isso, siga a concorrência e mantenha-se atento para toda e qualquer interação na rede. Comentários, curtidas, postagens e ações diferenciadas precisam ser monitoradas o tempo todo para você não ficar para trás.
Gostou das nossas dicas? Se você tem outras, deixe nos comentários ou acesse nosso Instagram para compartilhá-las!
Você nos encontra em @helden.agency